DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA

A fotografia está muito presente hoje em dia já que temos acesso a fotografia seja com câmeras comuns, digitais, de celulares e assim capturar momentos de amigos, familia, paisagens e o que mais a imaginação permitir.

A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi a câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, além de Leonardo da Vinci,o cientista italiano Angelo Sala, Johann Heinrich Schulze entre outros.

Porém a primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível. A imagem exigiu cerca de oito horas de exposição à luz solar sendo chamada por Nièpce de “heliografia”, gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado “Diorama”. Daguerre e Niépce posteriormente firmarem sociedade e após a morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo que diminuia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo denominado daguerreotipia foi descrito por Daguerre à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

curiosidades:

  • A popularização dos daguerreótipos,ou seja, a fotografia deu origem às especulações sobre o “fim da pintura”, inspirando o Impressionismo.
  • George Lawrence criou a maior camera do mundo. Eram necessários 15 homens para fotografar e a câmera precisava de trilhos para poder se mover, e também lâminas de vidro muito pesadas de manusear.
  • Além da maior câmera do mundo, Lawrence também aperfeiçoou o uso da fotografia com flashlight, inventou um balão fascinante e aparelhos para fotografia aérea que fizeram grandes avanços na fotografia panorâmica
  • Um jovem farmacêutico chamado Julius Neubronner, em 1903,Frankfurt/Alemanha, foi o autor da primeira fotografia aérea que se tem registro. Na verdade não foi Julius quem a tirou, mas sim, uma pomba equipada com um câmera fotográfica de apenas 75gr criada por ele.
  • A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.
fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://falacultura.com/2011/08/19/fotos-famosas/
http://portalnippon.com/blogs/batblog/curiosidade-a-maior-camera-do-mundo.html
Esta entrada foi publicada em art, inicio, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s