A física de um rabo de cavalo

Seu rabo de cavalo balança para os dois lados ou quase não se desloca? Raymond Goldstein, professor de sistemas físicos complexos da Universidade de Cambridge, responde

Ele e dois outros físicos tentaram determinar se a forma de um rabo de cavalo pode ser deduzida a partir das propriedades de um único fio de cabelo. Afinal, uma cabeça com 100 mil fios de cabelo é um sistema físico complexo, como qualquer pessoa com um rabo de cavalo pode atestar. Os pesquisadores descobriram que a física por trás do penteado é uma teoria simples. As características cruciais são a densidade, elasticidade, ondulação (determinado pelo quão elástico um fio de cabelo é) e o comprimento do rabo de cavalo. Os pesquisadores chegaram a uma fórmula simples que descreve a forma do rabo de cavalo quando o cabelo é preso junto. Eles chamaram a teoria de “número de Rapunzel”.

Um rabo de cavalo curto de cabelo elástico é caracterizado por um número de Rapunzel baixo, abanando para os lados. Já um longo rabo de cavalo com um número de Rapunzel alto tende a ficar para baixo, pois a força da gravidade supera a elasticidade.

Há alguns anos, a Unilever, aproximou-se de Dr. Goldstein para uma colaboração em pesquisas sobre as propriedades básicas de cabelo. Dominic Tildesley, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Unilever, disse que espera que o trabalho possa ajudar a empresa a criar produtos melhores para o cabelo. A pesquisa também pode ajudar animadores de computador a descrever melhor o movimento de cabelo de seus personagens. Goldstein disse que as descobertas também podem ser aplicadas a grupos de outros filamentos longos, incluindo fibra de vidro e lã.

fonte:http://hypescience.com/a-complexa-fisica-de-um-rabo-de-cavalo/
Esta entrada foi publicada em inicio, Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s