Soprar as fitas do NES era inútil e ainda podia estraga-las

Sim, sua infância foi uma mentira. Desculpe por estragar essa sua lembrança.

                                                 Fazer a fita funcionar: você está fazendo isso errado.
 

Qualquer jogador nascido na década de 80 a 90 conhecia a rotina de se um jogo do NES (carinhosamente chamado de Nintendinho) não funcionava, você retirava o cartucho, soprava e, em seguida, colocava-o novamente para fazer o game funcionar. Dez em cada dez jogadores do NES sopravam suas fitas para funcionar. Mas acontece que a técnica era praticamente inútil. 

Segundo os especialistas a artimanha poderia até dar certo de vez em quando de forma temporária, mas esse tipo de medida só piorava a situação.De acordo com o site Mental Floss, o costume de assoprar fitas surgiu devido à crença de que os problemas nos cartuchos se davam por causa do acúmulo de poeira nos contatos de sua parte interna. Por isso, ao dar uma soprada, você estaria garantindo a limpeza da fita e evitando problemas na conexão com o console. Não é bem assim.

Com o passar do tempo, colecionadores e historiadores descobriram que os bugs nos jogos não eram causados pela poeira, mas sim pela maneira como funcionava a interação do video game com os cartuchos.O conector do Nintendinho era o verdadeiro vilão dessa história. Ele usava pinos de níquel que se dobravam levemente quando um cartucho era inserido e voltavam ao estado normal assim que eram removidos. O problema era que as molas dos pinos sofriam desgaste depois do uso repetitivo do video game, reduzindo sua aderência aos conectores do cartucho.

Conclusão: Enquanto milhões de jogadores acreditavam que uma bela soprada no cartucho solucionava os problema do game, na verdade a simples retirada da fita do NES já era suficiente para fazer o jogo funcionar novamente. Você só estava dando outra chance para os conectores se encaixarem de novo. Soprar, além de não resolver nada, poderia estragar suas fitas. Já imaginou o tanto de saliva que escapou diretamente para os componentes do cartucho? Como eles eram feitos de cobre, a umidade que vinha do sopro podia danificar os contatos e até o próprio console. 

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/video-game/30642-soprar-fitas-do-nes-nao-resolvia-nada-e-podia-ate-estragar-o-console.htm#ixzz280cRGLvX
Esta entrada foi publicada em inicio com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s