200 anos de contos dos Grimm

Hoje completa 200 anos da primeira publicação dos famosos contos de fábulas, publicada inicialmente em 1812 por Jacob e Wilhelm Grimm (os irmãos Grimm). Entre as histórias mais conhecidas dos irmãos estão Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho vermelho e muitos outros conhecidos da infância de muita gente.

O que algumas pessoas não sabem é que originalmente os contos não eram considerados infantis. Os primeiros volumes foram muito criticados porque, embora fossem chamados “Contos Infantis”, não foram considerados adequados para crianças, tanto pela informação científica contida quanto pelo tema. Muitas mudanças entre as edições – tal como a troca da mãe malvada da primeira edição em Branca de Neve e João e Maria (Hansel e Gretel em Portugal) por uma madrasta – foram provavelmente feitas visando tal adequação. Removeram referências sexuais, como Rapunzel inocentemente perguntando por que o seu vestido estava ficando apertado em sua cintura, revelando ingenuamente sua gravidez e a visita do príncipe à sua madrasta. Porém, em muitos aspectos, a violência, particularmente ao punir vilões, foi aumentada.

Com o passar do tempo varias adaptações foram feitas, entre as mais famosas, as da Disney. E em comemoração ao aniversário deixo para vocês mais uma coletânea de fantart de como seriam as princesas Disney usando as roupas correspondentes a época em que viveram.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eu sei que nem todas são personagens de historias dos irmãos Grimm, mas eu queria postar todas as fanart então não briguem comigo.
 

Também tem o filme dos irmão Grimm, que já é até bem antigo, mas eu ainda não assisti (vai para a lista de ferias). Agora, vocês já ouviram falar da serie Grimm? Inspirada nos contos dos irmão, a serie conta sobre um descendente dos irmãos que tem que lutar contra as criaturas que aparecem nas historias dos contos, que na verdade são relatos de criaturas que existem mesmo. Quando ela estreou nos EUA eu logo assisti, mas desisti depois de alguns episódios :( . Agora já está sendo transmitido no Brasil a série que já encerrou a sua 1 temporada.

O Google também entrou na onda dos Grimm, e se você já acessou o famoso buscador hoje sabe do que eu estou falando, o portal substituiu as letras do logotipo da página inicial de buscas (o famoso Doodle ) por uma figura com cenas animadas da conhecida história de Chapeuzinho Vermelho.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/12/doodle-do-google-homenageia-os-contos-de-grimm.html
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_Grimm
Esta entrada foi publicada em art, inicio com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s