Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Hoje as famosas tirinhas coloridas que conquistam crianças e adultos comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, a Banda desenhada ou história em quadradinhos como é chamada.

É possível remontar aos tipos de registo pictórico utilizados pelo homem pré-histórico para representar, por meio de desenhos, as suas crenças e o mundo ao seu redor. Ao longo da história esse tipo de registo desenvolveu-se de várias formas, desde a escrita hieroglífica egípcia até às tapeçarias medievais, bem como aos códigos/histórias contidos numa única pintura.

Ficheiro:Toepffer Cryptogame 13.png

Uma forma de arte que uni texto e imagens para narrar histórias dos mais variados géneros e estilos As famosas HQs, que marcaram nossa infância e nos acompanham até hoje, foram usadas até mesmo por artistas famosos como Roy Lichtenstein e sua Pop Art. Os quadrinhos vêm servindo de inspiração para diversas outras criações, como roupas, moveis e vários outros produtos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curiosidades:

  • Apesar de nunca terem sido oficialmente batizados, a banda desenhada recebeu diferentes nomes dependendo do país em que se estabeleceram. A banda desenhada é conhecida por comics nos Estados Unidos, fumetti na Itália, tebeos em Espanha, historietas na Argentina, muñequitos e cómicos em Cuba, mangás no Japão, manhwas na Coreia do Sul, manhuas na China e por outras várias designações pelo mundo fora.
  • Nos EUA, convencionou-se chamar comics pois as primeiras manifestações do formato eram histórias humorísticas
  • Os X-Men foram criados nos anos 60 em alusão ao conflito ideológico deMalcon X e Martin Luther King: Ambos representavam a resistência da dignidade negra, mas enquato Luther King procurava a convivência pacífica entre negors e brancos (Professor Xavier), Malcon X era separatista (Magneto).
  • Marilyn Monroe  passou um dia na praia com Bob Kane, criador do Batman, e posou para alguns esboços dele.
fonte:
Esta entrada foi publicada em art, inicio com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s