O Senhor de 88 anos que passou 50 anos construindo uma catedral com materiais reciclados

Quando ouvimos que um produto, construção ou arte é a obra da vida de alguém, refere-se ao fato da pessoa ter ficado conhecida por uma obra específica dentre tantas outras que executou. Não é o caso de Justo Gallego Martínez: ele tem executado sozinho, ao longo de 50 anos, a construção de uma catedral que nunca fica inteiramente pronta.

Trata-se de uma catedral com uma imensa cúpula e torres altas, erguida em  Merorada del Campo, a 20 km de Madri, por esse agricultor de 88 anos, toureiro, ex-monge que tornou-se arquiteto autodidata e aprendeu sozinho técnicas de construção ao longo de meio século de atividade. Suas principais matérias-primas são lixo e materiais de construções descartados (como tijolos e madeiras de demolição) e sem usar guindastes. Martínez conta apenas com a ajuda de alguns amigos operários e ocasionalmente consulta alguns peritos para erguer a estrutura de 50x25m, e cuja torre mais alta mede 60 metros.

catedralMejorada_del_Campo_ChurchMejorada_del_Campo_Church_(12)1826423618264752

Sua determinação em fazer tal obra veio depois de passar oito anos no mosteiro, época em que contraiu tuberculose e teve que deixar o regime monástico para sua saúde melhorar. Começou então a construir sua catedral em um terreno herdado dos seus pais, mas sem permissão da prefeitura ou da própria Igreja Católica. Martínez justifica-se dizendo que foi tudo por um ato de fé.

Apesar da falta de autorização das autoridades locais, as mesmas nunca o impediram de continuar sua obra, pois acabou tornando-se atração turística da cidade. A popularidade aumentou exponencialmente depois de protagonizar um comercial da Aquarius Sports Drink e, consequentemente, receber muitas doações para ajudar a finalizar a grande obra de sua vida.

Fonte:http://www.hypeness.com.br/2014/02/conheca-o-auto-didata-espanhol-que-passou-50-anos-construindo-sozinho-uma-catedral/
Esta entrada foi publicada em art, inicio com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s